13 de maio de 2011

Égua do barulho!

Então, meu amigo caboclo motorizado, dentro do teu carro fechado, com ar-condicionado, parado no sinal ou no meio da rua mesmo, fazendo aquela fila dupla de todos os dias, deixando o pisca alerta porque está resolvendo problemas pessoais, tais como esperando a namorada, deixando o filho na escola (ou esperando o(a) queridão/queridinha vir lááá de dentro do colégio), entregando algo a alguém em algum lugar... Saiba que és um dos culpados pelo caos no trânsito dessa cidade. Não adianta jogar toda a culpa no (des)prefeito (gostei muito deste apelido que o Duciomar ganhou), no governador, na saída/entrada única da cidade, na chuva, na Ctbel, no ônibus... Deixe de egoísmo e perceba que todos estes atos supracitados não são a única razão, mas contribuem para a cidade estar como está. E o que estes atos acarretam?

1 - Quando tu paras em fila dupla diminui toda a mobilidade de uma via, pois a passagem dos carros estreita-se, sem contar os outros indíviduos que chegam para completar a fila que tu formaste, gerando um efeito cascata, pois obstruindo uma via, as demais são direta e indiretamente prejudicadas;

2 - Obstrução de ruas causa congestionamentos, que por sua vez causam estresse e o estresse faz todo mundo começar o... buzinaço!! E na verdade é sobre isso que quero comentar...

Se quiseres medir o grau de ignorância/tolice de um cidadão, coloque uma buzina na frente dele. Este objeto faz a mais linda das pessoas parecer um asno estressado no meio da rua, imaginando que ao apertar a buzina por 8.736.480 vezes seguidas o carro da frente vai voar e ele poderá continuar seu trajeto. Égua, vamos ser civilizados! Usar a buzina não vai resolver todos os teus problemas, ela está ali apenas para medir teu grau de irritação e levar no mesmo barco a vizinhança.
Sim, claro, buzinas existem em todos os carros, no mundo todo, mas este texto especialmente para Belém justifica-se pelo gosto que o belenense tem pelo barulho. É um buzinar "sem noção" em determinados momentos. Bom seria se gastasse gasolina...

Um dos muitos horários de pico de Belém...
3 comentários simples e construtivos garimpados da internet:

- Abriu o sinal e tem um carro na frente? Buzina! Ôpa... isso não. Tem motoristas que ao abrir o sinal quer que numa fração de segundo o motorista da frente dê uma largada de Fórmula 1.

- O trânsito está lento? Não adianta buzinar. Você só vai ficar irritado e irritar os outros. Se buzina fosse mágica, nenhuma cidade grande teria engarrafamento.

- Em muitas situações o mais coerente é piscar o farol alto. Em alguns casos consegue chamar mais a atenção do que a buzina.


E alguns lembretes para quem faltou a aula de Legislação de Trânsito:


"Art. 41. O condutor de veículo só poderá fazer uso de buzina, desde que em toque breve, nas seguintes situações:

I - para fazer as advertências necessárias a fim de evitar acidentes;

II - fora das áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo."

"A punição prevista para essa infração (o uso abusivo da buzina), considerada leve, é de R$ 53,20, com perda de três pontos no prontuário da habilitação."

Ahhh, ainda não descobriram o quão podem enriquecer em Belém :)